quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

PROGRAMA DO CURSO

PROGRAMA DE CURSO


EMENTA
      A matéria discutirá a noção de modernidade e de sociedade moderna  e relacionará a sociedade moderna à empresa moderna.
Nesse sentido o aluno deverá ser levado a ver como o ambiente social externo influencia ou determina a maneira de ser da empresa.
    Ela apresentará algumas críticas à sociedade moderna e como essas críticas nos ajudam a entender a empresa moderna.
    Nela também  se fará uma reflexão sobre a situação do emprego e do trabalho nas sociedades industriais contemporâneas.    

Objetivo geral 

Levar os alunos a entender como o ambiente social externo influencia ou determina a forma de ser da empresa.  

Objetivos específicos

                            Os objetivos específicos se dividem em dois grupos. Num deles há uma preocupação com o conteúdo e nesse sentido pretendemos que ao longo do curso os alunos percebam a crescente importância do pensamento gerencial, as características da sociedade moderna e como ela influenciou no surgimento da sociologia e da Administração, apresentar as principais críticas à sociedade moderna (Marx e Weber) , caracterizar o poder sobre a empresa e no interior da empresa e, por último, a presentar diferentes análises sobre o trabalho e sobre o emprego nos dias atuais.

                       O segundo objetivo, e sem dúvida, para nós, o mais importante, encontra-se no campo das competências. Trata-se aqui de competências fundamentais para o exercício da profissão de administrador e para um melhor desempenho nas atividades requeridas para um avanço tanto no campo acadêmico quanto profissional. Sem desmerecer a importante dimensão da aprendizagem do conhecimento, mas é fato que, hoje em dia, a aula deixou de ter um papel exclusivo e até mesmo dominante nesta tarefa. Porém, a aula continua e continuará sendo o momento para o desenvolvimento de competências. Neste curso de um semestre não temos a soberba de supor que poderemos criar uma elevada competência em determinadas tarefas. Nossa ambição é muito mais modesta. Se conseguirmos mostrar para os alunos a importância dessas competências e leva-los a dar os primeiros passos nessa direção, já teremos realizado o nosso objetivo. Trabalharemos três competências; a de se expressar de forma correta, clara e objetiva; a de ler textos acadêmicos e de capacitar o aluno a fazer um trabalho acadêmico. 

METODOLOGIA.    

                          Neste curso, o espaço da aula assume uma enorme importância. Isto porque ele não será apenas o espaço de transmissão do conhecimento, mas também aquele em que serão trabalhadas as competências selecionadas. No tempo da aula haverá, como não poderia deixar de ser, uma exposição do conteúdo a ser apreendido pelos alunos. Contudo, ele também será o espaço para que o aluno possa mostrar seus avanços nas competências acima citadas. Assim, espera-se que o aluno participe intensamente do seu processo de aprendizagem.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

                         Ao longo do curso teremos três avaliações obrigatórias. Uma delas será um trabalho em grupo e nele o grupo responderá a perguntas sobre um texto dado com antecedência. Nesse trabalho se procurará avaliar a competência de leitura de um texto acadêmico que terá sido trabalhada em todas as aulas que antecedem a esta avaliação. Vamos denomina-la de P1.

                         A segunda avaliação, vamos denominá-la de P2, será de uma prova individual e sem consulta a ser feita nas semanas finais do curso. Dela constará toda a matéria aprendida em aula. O objetivo desta avaliação é ver quanto o aluno conseguiu apreender do conteúdo ministrado em aula. Ela será feita nos moldes das questões do ENADE.

                         A terceira avaliação, vamos denominá-la de P3, será uma apresentação em grupo, nas últimas semanas do semestre, de um livro, à escolha do grupo, que fale da história de uma empresa e aborde aspectos da sua cultura organizacional. O objetivo dessa avaliação é medir quanto o aluno desenvolveu da competência de elaborar um trabalho acadêmico. 
                           A média final será feita da seguinte maneira;  a notas de P2 terá peso 4. As notas de P1 e P3 serão somadas e o resultado dessa soma será dividido por 2. O resultado dessa divisão terá peso 6. A média final será o resultado do valor obtido na primeira operação (P2X4) e (a soma de P1 mais P3 dividida por dois e multiplicada por 6).        

                           Sem incorrermos em erro ou exagero, podemos dizer que este curso é de avaliação permanente. Isto porque, na maioria das aulas, haverá questões previamente dadas para serem respondidas oralmente em sala. Cada resposta correta garante ao aluno 0,3 na sua média final. Além do mais haverá também algumas apresentações individuais voluntárias sobre qualquer material que possa enriquecer a formação do futuro administrador.  Estas apresentações devem ser de 3 minutos e, caso sejam aceitas, o aluno obterá 0,8 na média por cada apresentação feita.

                            No último dia de aula haverá avaliações substitutivas para os alunos que deixaram de fazer a avaliação no dia determinado. Como se trata do período de duas aulas, o aluno terá que fazer todas as avaliações substitutivas no tempo destas duas aulas. 

Conteúdo Programático
Primeira semana. Apresentação do curso e da matéria.

Segunda semana. A Crescente Importância do Pensamento Gerencial  

Terceira semana. A importância da Sociologia para a formação acadêmica do Administrador.

Quarta semana. A criação da Sociologia como produto de três revoluções (científica, francesa e 
industrial)  

Quinta semana. Características da Sociedade Moderna  

Sexta-semana. Características da Sociedade Moderna

Sétima semana.  Críticas à Sociedade Moderna (Marx e Weber)  

Oitava semana  P1 . Avaliação em grupo
Nona semana. Entrega e correção da P1. Orientações para o trabalho de final de curso (P3)  

Décima semana. O Poder e o Poder nas Organizações  

Décima-primeira .  A Desumanização do Trabalho.

Décima-segunda . Trabalho e Emprego nos Dias Atuais  

Décima-terceira  semana. 14. Prova individual P2

Décima-quarta semana. Apresentação de trabalhos em grupo 

Décima-sexta semana. Apresentação de trabalhos em grupo

Décima-sétima semana. Avaliação substitutiva.

Décima-oitava semana. Entrega das médias.  

BIBLIOGRAFIA básica – Três referências
FERREIRA, Roberto Martins. Sociedade & Empresa. Sociologia Aplicada à Administração. SP. Ed. Saraiva.2016.
SAMPSON, Anthony. O Homem da Companhia. Uma História dos Executivos. SP. Cia das Letras. 1997.
GIDDENS, Anthony. Sociologia; Porto Alegre: Penso, 2012.

BIBLIOGRAGIA COMPLEMENTAR –
Donkin, Richard. Sangue, Suor & Lágrimas. A Evolução do Trabalho. M.Books, SP. 2003.
SAVAL, Nikil. Cubiculados. A História Secreta do Local de Trabalho. Rocco. RJ. 2014.
GIDDENS, Anthony. As Consequências da Modernidade. SP. Editora da Unesp.1991.
LEBRUN, Gérard. O que é Poder. Coleção Primeiros Passos. SP. Brasiliense.1981.BOBBIO, Norberto. Estado, Governo e Sociedade. Por uma teoria geral da Política. RJ. Paz e Terra.2007.

ATENÇÃO. e-mail do prof.____________ kttmartins@globo.com.
O aluno que tiver alguma dúvida sobre o conteúdo da aula, quiser sugestões de leitura ou qualquer outro tipo de orientação, por favor, escreva.
Para mim é um prazer poder atender os alunos e ajudá-los a crescer.