EMENTA
A
matéria discutirá a noção de modernidade e de sociedade moderna e
relacionará a sociedade moderna à empresa moderna.
Nesse sentido o aluno deverá ser levado a ver como o ambiente social externo influencia ou determina a maneira de ser da empresa.
Ela apresentará algumas críticas à sociedade moderna e como essas críticas nos ajudam a entender a empresa moderna.
Nela também se fará uma reflexão sobre a situação do emprego e do trabalho nas sociedades industriais contemporâneas.
Nesse sentido o aluno deverá ser levado a ver como o ambiente social externo influencia ou determina a maneira de ser da empresa.
Ela apresentará algumas críticas à sociedade moderna e como essas críticas nos ajudam a entender a empresa moderna.
Nela também se fará uma reflexão sobre a situação do emprego e do trabalho nas sociedades industriais contemporâneas.
Objetivo geral
Levar os alunos a entender como
o ambiente social externo influencia ou determina a forma de ser da
empresa.
Objetivos específicos
Os
objetivos específicos se dividem em dois grupos. Num deles há uma preocupação
com o conteúdo e nesse sentido pretendemos que ao longo do curso os alunos
percebam a crescente importância do pensamento gerencial, as características da
sociedade moderna e como ela influenciou no surgimento da sociologia e da
Administração, apresentar as principais críticas à sociedade moderna (Marx e
Weber) , caracterizar o poder sobre a empresa e no interior da empresa e, por
último, a presentar diferentes análises sobre o trabalho e sobre o emprego nos
dias atuais.
O
segundo objetivo, e sem dúvida, para nós, o mais importante, encontra-se no
campo das competências. Trata-se aqui de competências fundamentais para o
exercício da profissão de administrador e para um melhor desempenho nas
atividades requeridas para um avanço tanto no campo acadêmico quanto
profissional. Sem desmerecer a importante dimensão da aprendizagem do
conhecimento, mas é fato que, hoje em dia, a aula deixou de ter um papel
exclusivo e até mesmo dominante nesta tarefa. Porém, a aula continua e
continuará sendo o momento para o desenvolvimento de competências. Neste curso
de um semestre não temos a soberba de supor que poderemos criar uma elevada
competência em determinadas tarefas. Nossa ambição é muito mais modesta. Se
conseguirmos mostrar para os alunos a importância dessas competências e
leva-los a dar os primeiros passos nessa direção, já teremos realizado o nosso
objetivo. Trabalharemos três competências; a de se expressar de forma correta,
clara e objetiva; a de ler textos acadêmicos e de capacitar o aluno a fazer um
trabalho acadêmico.
METODOLOGIA.
Neste
curso, o espaço da aula assume uma enorme importância. Isto porque ele não será
apenas o espaço de transmissão do conhecimento, mas também aquele em que serão
trabalhadas as competências selecionadas. No tempo da aula haverá, como não
poderia deixar de ser, uma exposição do conteúdo a ser apreendido pelos alunos.
Contudo, ele também será o espaço para que o aluno possa mostrar seus avanços
nas competências acima citadas. Assim, espera-se que o aluno participe
intensamente do seu processo de aprendizagem.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Ao
longo do curso teremos três avaliações obrigatórias. Uma delas será um trabalho
em grupo e nele o grupo responderá a perguntas sobre um texto dado com
antecedência. Nesse trabalho se procurará avaliar a competência de leitura de
um texto acadêmico que terá sido trabalhada em todas as aulas que antecedem a
esta avaliação. Vamos denomina-la de P1.
A
segunda avaliação, vamos denominá-la de P2, será de uma prova individual e sem
consulta a ser feita nas semanas finais do curso. Dela constará toda a matéria
aprendida em aula. O objetivo desta avaliação é ver quanto o aluno conseguiu
apreender do conteúdo ministrado em aula. Ela será feita nos moldes das
questões do ENADE.
A
terceira avaliação, vamos denominá-la de P3, será uma apresentação em grupo,
nas últimas semanas do semestre, de um livro, à escolha do grupo, que fale da
história de uma empresa e aborde aspectos da sua cultura organizacional. O
objetivo dessa avaliação é medir quanto o aluno desenvolveu da competência de
elaborar um trabalho acadêmico.
A
média final será feita da seguinte maneira; a notas de P2 terá peso 4. As notas de P1 e P3 serão somadas e o resultado dessa soma será dividido por 2. O resultado dessa divisão terá peso 6. A média final será o resultado do valor obtido na primeira operação (P2X4) e (a soma de P1 mais P3 dividida por dois e multiplicada por 6).
Sem
incorrermos em erro ou exagero, podemos dizer que este curso é de avaliação
permanente. Isto porque, na maioria das aulas, haverá questões previamente
dadas para serem respondidas oralmente em sala. Cada resposta correta garante
ao aluno 0,3 na sua média final. Além do mais haverá também algumas
apresentações individuais voluntárias sobre qualquer material que possa
enriquecer a formação do futuro administrador. Estas apresentações
devem ser de 3 minutos e, caso sejam aceitas, o aluno obterá 0,8 na média por
cada apresentação feita.
No
último dia de aula haverá avaliações substitutivas para os alunos que deixaram
de fazer a avaliação no dia determinado. Como se trata do período de duas
aulas, o aluno terá que fazer todas as avaliações substitutivas no tempo destas
duas aulas.
Conteúdo Programático
Primeira semana. Apresentação do
curso e da matéria.
Segunda semana. A Crescente
Importância do Pensamento Gerencial
Terceira semana. A importância
da Sociologia para a formação acadêmica do Administrador.
Quarta semana. A criação da Sociologia
como produto de três revoluções (científica, francesa e
industrial)
Quinta
semana. Características da Sociedade Moderna
Sexta-semana. Características da
Sociedade Moderna
Sétima semana. Críticas à Sociedade Moderna (Marx e Weber)
Oitava semana P1 . Avaliação em
grupo
Nona semana. Entrega e
correção da P1. Orientações para o trabalho de final de curso (P3)
Décima semana. O Poder
e o Poder nas Organizações
Décima-primeira . A Desumanização do Trabalho.
Décima-segunda . Trabalho
e Emprego nos Dias Atuais
Décima-terceira semana. 14. Prova
individual P2
Décima-quarta semana.
Apresentação de trabalhos em grupo
Décima-sexta semana.
Apresentação de trabalhos em grupo
Décima-sétima semana. Avaliação
substitutiva.
Décima-oitava semana. Entrega
das médias.
BIBLIOGRAFIA básica – Três
referências
FERREIRA, Roberto Martins.
Sociedade & Empresa. Sociologia Aplicada à Administração. SP. Ed.
Saraiva.2016.
SAMPSON, Anthony. O Homem da
Companhia. Uma História dos Executivos. SP. Cia das Letras. 1997.
GIDDENS, Anthony. Sociologia;
Porto Alegre: Penso, 2012.
BIBLIOGRAGIA COMPLEMENTAR –
Donkin, Richard. Sangue, Suor
& Lágrimas. A Evolução do Trabalho. M.Books, SP. 2003.
SAVAL, Nikil. Cubiculados. A
História Secreta do Local de Trabalho. Rocco. RJ. 2014.
GIDDENS, Anthony. As
Consequências da Modernidade. SP. Editora da Unesp.1991.
LEBRUN, Gérard. O que é Poder.
Coleção Primeiros Passos. SP. Brasiliense.1981.BOBBIO, Norberto. Estado,
Governo e Sociedade. Por uma teoria geral da Política. RJ. Paz e Terra.2007.
ATENÇÃO. e-mail do prof.____________ kttmartins@globo.com.
O aluno que tiver alguma dúvida sobre o conteúdo da aula, quiser sugestões de leitura ou qualquer outro tipo de orientação, por favor, escreva.
Para mim é um prazer poder atender os alunos e ajudá-los a crescer.